Assistência Espiritual
É o trabalho realizado pelo plano Espiritual, com o auxílio dos passistas e médiuns, no socorro às mentes em desequilíbrio. Diz-se também que é o conjunto de atividades organizadas de modo a proporcionar o reequilíbrio espiritual à coletividade que busca o Centro Espírita.
Todos nós estamos sujeitos às influências espirituais, assim como nos orientam os espíritos superiores na pergunta 459 de “O livro dos Espíritos” (KARDEC, Allan):
459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Mais do que imaginais, pois com bastante frequência são eles que vos dirigem.”
As pessoas procuram atendimento nas Casas Espíritas por diversos motivos: insônia, doenças, nervosismo, afloração da mediunidade, vícios, etc. Sabemos que muitos desses sintomas são frutos de um alerta superior que nos aponta para a urgente necessidade de avaliarmos a nossa própria conduta moral, para o desenvolvimento de ações e atitudes compatíveis com a Lei de Amor, Justiça e Caridade.
Sempre explicamos que não existem milagres e que as melhorias dependem sobremaneira das nossas ações. Os passes vão auxiliar estas pessoas, mas a cura definitiva vem com o melhoramento moral.
Os bons Espíritos querem nos ajudar, mas é preciso que nós também façamos a nossa parte. Por exemplo, se eu reclamo que tenho muita dor de cabeça e chego à conclusão que a causa é o excesso de bebidas, o que devo fazer? Não adianta tomar passes e não parar de beber.
As orientações espíritas, se aceitas e seguidas, proporcionam imenso conforto, podendo reduzir ou eliminar o quadro geral das perturbações, sobretudo se associada às ações médicas e ou psicológicas, e, também, à assistência familiar.
Assim, é preciso desenvolver um persistente trabalho de renovação mental e comportamental da pessoa necessitada de auxílio. A prece, o passe, a água fluidificada, a reunião do Evangelho no lar, a frequência às reuniões de explanação do Evangelho e o estudo espírita como um todo, representam instrumentos de auxílio e de renovação
Comentários